Corpo, alma e espírito

De acordo com a B’rit Chadashá, o homem possui natureza tríplice: corpo, alma e espírito.

1 Tessalonicenses 5:23:

“E que o Elohim de shalom lhes faça perfeitamente k’doshim [santos, separados]; e mantenha todo o seu espírito, e sua alma e seu corpo sem culpa [ou: condenação, reprovação], para a vinda de nosso Senhor Yeshua HaMashiach”.

Corpo: possibilita que o homem tenha contato com o mundo exterior.

Alma: sede da vontade, razão (mente) e emoção (sentimentos). É o ego.

Espírito: parte que conecta o homem a HaShem, composto pelos seguintes elementos: 1) consciência (direção espiritual do que é certo e errado), 2) intuição (lado sensitivo que, sem influência externa, faz com que o homem conheça HaShem) e 3) comunhão (adoração e união a HaShem). Quando o Espírito Santo habita no homem, passa a residir no espírito.

OBS: a mente (alma) faz com que o homem entenda, mas é a intuição (espírito) que faz com que o homem conheça HaShem.

Yeshua disse que o que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do espírito é espírito. Existe o homem carnal (todos nasceram assim) e o homem espiritual, que conseguiu fazer com que o seu espírito domine a sua alma. Este saberá perfeitamente distinguir a voz de HaShem, a voz de sua alma (ego) e a voz dos demônios.

O homem carnal é aquele cuja alma dominou o espírito. O homem espiritual é aquele cujo espírito dominou a alma.

O homem carnal é guiado pela alma, ou seja, por sua vontade, sua mente e suas emoções. O homem espiritual é guiado pelo espírito, que recebe instruções diretamente do Espírito Santo. Então, o homem espiritual não usa a sua vontade e a sua mente para servir o ETERNO, ainda que suas intenções sejam boas, mas deixa que o ETERNO o conduza através de seu espírito, que será guiado pelo Espírito Santo.

Alma e Espírito são dois lutadores que se enfrentarão. Vencerá quem estiver melhor treinado e alimentado. A maioria das pessoas alimenta a alma, e por isso ela sai vitoriosa.

Don`t copy text!