Gratidão: Parte 2

Aula de 21 de abril de 2021

 

Mussar e Midot Tovot

Gratidão (HaKarat HaTov) הכרת הטוב = Reconhecimento do bom.

Sl 135:3:

הַֽ֭לְלוּ־יָהּ כִּי־ט֣וֹב יְהוָ֑ה זַמְּר֥וּ לִ֝שְׁמ֗וֹ כִּ֣י נָעִֽים

Louvai a Yah, porque YHWH é bom; cantai louvores a seu nome, porque ele é agradável (bom, amável, adorável).

Rabino Shlomo Wolbe: “Se a gratidão é intelectualmente atraente e é uma boa característica da personalidade, então, por que nós somos usualmente mal agradecidos? Há duas razões para isso. A primeira é que a pessoa tem a impressão que tudo conseguiu por si próprio, e tudo deve vir para si. A outra razão é: quando eu recebo algo de bom de alguém e reconheço que aquilo é bom, eu me torno devedor dele. ” 

Alan Morinis: “Quando você abre a sua mente para experimentar o traço da gratidão, você descobrirá com clareza e segurança como já há muitas coisas boas em sua vida. Praticar gratidão significa reconhecer que o que é bom já é seu”.

Rabino Mordechai Gifter: “Nós humanos temos a tendência de sempre querermos mais. Portanto, é fácil esquecer-se de sentir gratidão e alegria com aquilo de bom que nós já temos. Nós devemos nos esforçar para sentir a alegria que é completa. A perda de alegria com o que nós temos é destrutiva tanto física quanto espiritualmente”.

Frase da semana: Desperte para o que é bom e agradeça.

Prática: Agradeça a HaShem todos os dias por tudo de bom que você recebeu dos Céus. Agradeça também a todas as pessoas que lhe fizeram algum bem, por menor que seja. 

Anotações (diário): Faça suas anotações sobre a prática da midá Gratidão.

Don`t copy text!