Guemilut Chassadim (Parte 1)

Midá da semana

Hebraico: גְּמִילוּת חֲסָדִים  (Guemilut Chasadim) = Literalmente: “pagar com benevolência”, “recompensar com graças”. Também é compreendido como “dar benevolência” ou “conceder bondades”.

Reflexão: 

Guemilut Chasadim é um valor fundamental no âmbito do Judaísmo. Entende-se que  é uma mitsvá que a pessoa cumpra gemilut chasadim sem a expectativa de receber algo em troca. 

Não existe uma medida fixa de guemilut chasadim, razão pela qual os rabinos entendem que deve ser feita a todo tempo. 

Exemplos dos Rabinos: vestir os nus, alimentar os famintos, enterrar os mortos e visitar os enfermos.

Em Matay (Mt) 25:31-46 (Peshitta: “O julgamento final”), Yeshua descreve que haverá um julgamento final de acordo com a prática de Guemilut Chasadim. Quem a praticou herdará o reino e receberá a vida eterna (“as ovelhas”), mas quem não a praticou irá para o tormento eterno (“as cabras”).

Yeshua usa a imagem de ovelhas e cabras. Ovelha é um símbolo de Israel, o povo de Deus (Mt 9:36; 10:6; 15:24; veja ainda Ez 34). A cabra (= bode) se refere ao bode expiatório (simbolicamente remove o pecado do povo), um era sacrificado e o outro enviado ao deserto (Lv 16: 8–10, 26), inferindo-se daí que o bode está associado ao pecado.

Portanto, a ovelha é um símbolo dos justos, e a cabra (= bode) simboliza os ímpios.

Na maioria das áreas do mundo, o problema de separar as ovelhas das cabras nunca surgiria, uma vez que é improvável que esses rebanhos se misturem. Mas na Terra de Israel e em seus arredores, as ovelhas e as cabras tinham o hábito de se ajuntarem em um mesmo rebanho, e as raças nativas eram semelhantes em tamanho, cor e forma. No julgamento final, o Filho do Homem separará as ovelhas das cabras (bodes). 

Frase da semana: Eu sou ovelha e recompenso o próximo com graça

Prática: Procure oportunidades para expandir as suas atividades de ajuda ao próximo em todas as formas possíveis.

Anotações (diário): Anote suas observações pessoais acerca da prática deste ensinamento.

Don`t copy text!