Menuchat HaNefesh: Parte 2

Midá da semana

Hebraico: מְנוּחַת הַנֶפֶש (Menuchat HaNefesh) = Tranquilidade, calma, autocontrole.

O nome da midá “Menuchat HaNefesh” significa, literalmente, “descanso da alma”, e indica justamente o estado de tranquilidade, calma e autocontrole.

É muito fácil servir ao ETERNO quando tudo está bem, estamos felizes e sem problemas muito grandes. Porém, e quando tudo anda mal? E quando as aflições, dificuldades e problemas se levantam contra as nossas vidas de maneira intensa?

Torna-se muito mais difícil manter o estado emocional sob controle. As pessoas, em regra, ficam angustiadas, tristes, desanimadas, frias espiritualmente e talvez seja possível até mesmo entrar em estado de depressão.

Muitos se perguntarão: Se HaShem é bom, por que eu estou passando por isso?

Ora, não podemos questionar HaShem, pois os seus pensamentos são mais elevados do que os nossos pensamentos. 

Isaías 55:9:

“Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”. 

HaShem respondeu a Yov (Jó) que a Sua sabedoria excede infinitamente a do homem, e por isto este não pode questionar os desígnios do Criador (leia os capítulos 38 e 39 de Jó).

Todas as pessoas na terra passarão por momentos difíceis, e é por isso que é importante o desenvolvimento de Menuchat HaNefesh, para que se atinja um estado de equilíbrio e paz interior, independente das circunstâncias, isto é, dos altos e baixos da vida.

Nós não conseguimos nos isolar dos problemas e obstáculos da vida, mas podemos nos preparar para enfrentá-los. Acalmar a alma molda o homem para ser o tipo de pessoa capaz de passar nos testes da existência terrena.

Frase da semana: Eu estou acima do que é bom e do que é mau.

Prática: Quando as suas emoções flamejarem, lembre-se que os resultados finais de fatos da vida geralmente não podem ser previstos ou controlados. Então, acalme a sua mente e o seu coração, entregando-os a HaShem em oração.

Anotações (diário): Anote suas observações pessoais acerca da prática deste ensinamento.

Don`t copy text!