Menuchat HaNefesh: Parte 3

Midá da semana:

Hebraico: מְנוּחַת הַנֶפֶש (Menuchat HaNefesh) = Tranquilidade, calma, autocontrole.

Reflexão:

Pirkê Avot 5:11:

“Há quatro tipos de temperamento: facilmente irritável e facilmente apaziguável – sua desvantagem é anulada pela sua vantagem [virtude]; difícil para irar-se e difícil de ser apaziguado – sua vantagem [virtude] é anulada pela sua desvantagem; difícil para irar-se e fácil para ser apaziguado, é um chassid (piedoso); facilmente irritável e difícil para ser apaziguado, é um perverso”.  

O chassid (piedoso) é difícil para irar-se e fácil para ser apaziguado, ou seja, ele mantém a calma, a tranquilidade e o autocontrole.

Quem desenvolve Menuchat HaNefesh dificilmente irar-se-á.

O Rebe Nachman ensinou sobre a ira:

“Enquanto a pessoa retém a sua raiva, seus inimigos não terão controle sobre ele”.

“Evite irar-se e você não pecará”.

“A pessoa que destrói a sua natureza de ira adquire para si mesma um bom nome”.

Temos que manter a tranquilidade e transformar a ira em paciência e tolerância.

Rabino Simchá Zissel Ziv: “Paz na mente é um dos grandes prazeres que uma pessoa pode possuir; a falta de paz na mente torna a vida da pessoa uma constante tortura”.

O texto de Gálatas 5:22 em aramaico afirma que um dos frutos do Espírito é ܡܰܓ݁ܪܰܬ݂ ܪܽܘܚܳܐ, mag’rath rucha, que significa literalmente um “alongamento do espírito”, ou seja, “longanimidade” (paciência).

Menuchat Nefesh vem de Menachem (Consolador), que é um dos nomes do Mashiach na literatura rabínica e na B’rit Chadashá.

Mt 11 (Peshitta):

29 Coloquem o meu jugo sobre vocês, e aprendam de mim, que sou sereno e manso em meu coração; e encontrarão descanso para suas almas.

Hb 4 (Peshitta):

1 Portanto, devemos temer para que, enquanto há uma promessa firme de entrada em seu descanso, ninguém dentre vocês falhe para entrar.

10 Porque aquele que entrar no seu descanso também descansou de suas obras, como Elohim [descansou] das suas.

11 Portanto, devemos ser zelosos para entrarmos naquele descanso, para que não caiamos semelhantemente aos que não foram obedientes.

Frase da semana: Eu estou acima do que é bom e do que é mau.

Prática: Quando as suas emoções flamejarem, lembre-se que os resultados finais de fatos da vida geralmente não podem ser previstos ou controlados. Então, acalme a sua mente e o seu coração, entregando-os a HaShem em oração.

Don`t copy text!