Dúvida Mateus 28:19

1
Avatar
Zailda Maria Lisboa Gondim Ferreira Lisboa Gondim Ferreira
jul 14, 2021 10:27 AM 1 Respostas Pergunta Teológica
Member Since Mar 2021
Fechada
Seguindo Seguir Não seguindo
Flag(0)

Amigo e Rosh Tsadok, sabemos que muitos dizem que o verso 28:19 foi adulterado nas bíblias em geral, que se referem ao Pai o Filho e Espírito Santo como três pessoas. Eu lembro que explicasse algo nos videos. Porém minha filha comprou sua PESHITTA e não consegue entender como escreveste os três nomes, quando os próprios católicos admite ter adulterado esses versos no rodapé da bíblicas Jerusalém e que a tradução correta seria batizar em nome de Yeshua (Jesus) apenas. Eu entendi sua explicação do video. Porém ela não viu o vídeo. Poderia me ajudar como eu esclareço a ela que vc escreveu se referindo aos três ser UM, e não os três ser três. Eu já disse que vc traduziu do Aramaico para português e que as outras bíblias foram traduzidas do Grego para portugues e estão erradas. Só que ela não entende e pediu para eu perguntar a vc. Pode me ajudar? Gratidão!

Pergunta fechada, você não pode escrever!
1 Respostas
Melhor resposta
2
Tsadok Ben Derech
jul 14, 2021
Flag(0)

Shalom,

Nós já escrevemos um artigo sobre este tema: https://judaismonazareno.org/news-imersao-em-nome-da-trindade-mt-28-19-mitos-e-verdades/. É fundamental a leitura deste artigo!

Quanto à nota da Bíblia de Jerusalém, veja no texto acima recomendado que a nota não afirma que Mt 28:19 foi inventado, mas sim que este texto passou a ser usado de forma litúrgica. São duas coisas totalmente diferentes.

Aliás, há pessoas que dizem que o Papa Bento XVI (Joseph Ratzinger) confessou que Mt 28:19 foi criado ao longo dos séculos pela Igreja Católica. Isto é mentira! O Papa não disse isso! Eu tenho o livro de Joseph Ratzinger, “Introduction to Christianity”, edição de 2004, e nas páginas 82 a 85 ele escreveu que com base em Mt 28:19 a Igreja Católica criou uma liturgia de batismo em que são feitas várias perguntas para aqueles que irão se batizar. Ou seja, ela está dizendo que a Igreja Católica criou um procedimento de perguntas e respostas para o batismo, e não que inventou Mt 28:19.

Peço que sua filha compre o livro do referido Papa Bento XVI e leia as páginas que eu indiquei. Então, ela perceberá que em nenhum momento a Igreja Católica afirma que adulterou Mt 28:19.

Se não bastasse, a Igreja Católica usa os textos gregos de Mt 28:19, e eu usei manuscritos aramaicos de alguns grupos rivais da Igreja Católica e que não creem na Doutrina da Trindade, tal como eu não creio. Assim sendo, seria impossível a Igreja Católica alterar a Peshitta.

Que HaShem abençoe e guarde todos vocês!


Don`t copy text!