Início da alimentação não kasher na Torah.
Shalom Tsadok!
Ao ler Bereshit 7:2 observo que por 1a vez é abordado o tema kasher. Logo, será que as pessoas já tinham o conhecimento do que era kasher desde o Gan Eden?
Poderia ser um exemplo de transmissão oral do Eterno para o casal, e do casal para seus descendentes?
Pois, o Eterno veio a detalhar os animais puros e impuros somente em Vaykra. Mas, se tais informações dos animais puros e impuros já haviam sido passadas por tradição oral, por que somente as informações foram detalhadas depois de tanto tempo?
Existe alguma referência nos escritos sobre isso?
Desde já agradeço.
Shalom,
Antes do Dilúvio, a alimentação era vegetariana. Então, não havia distinção entre animais puros e impuros. Logo, não houve a transmissão oral do que é puro ou impuro desde o Éden.
Ramban e diversos outros rabinos explicam que HaShem revelou a Noach quais seriam os animais puros e os impuros para que depois Noach pudesse fazer o sacrifício dos animais puros. É por isso que Noach levou 7 pares de animais puros e apenas 1 par de animais impuros. Se ele levasse apenas 1 par de animais puros, quando fizesse o sacrifício, haveria a extinção da espécie. Ou seja, a revelação de animais puros e impuros foi apenas para fins sacrificiais, e não alimentares.
Posteriormente, na entrega da Torá no Sinai, houve o estabelecimento das regras dietéticas.
Mas isto não exclui a remota possibilidade de ter surgido algum tipo de tradição alimentar para os descendentes de Noach, apesar de não existir prova nas Escrituras ou até mesmo histórica neste sentido. A inexistência de prova histórica sobre regras dietéticas decorre do fato de nenhum povo do Antigo Oriente Próximo possuir um regramento sobre questões de alimentação pura ou impura.
Em suma, apesar da remota possibilidade mencionada, parece que o estabelecimento das regras alimentares ocorreu somente com a entrega da Torá no Sinai.
Que HaShem te abençoe e te guarde!
Todah Rabah Rabi.