Teólogico

?>
Rafael Moraes de Oliveira
nov 12, 2021 12:09 AM 2 Respostas Pergunta Teológica
Member Since Mar 2021
Seguindo Seguir Não seguindo
Flag(0)

Tzadok shalom: disculpa não ter formulado a pergunta direito, eu quero saber se as os ímpios serão aniquilados ou atormentados para sempre no lago de fogo,pois apocalipse 20:10 dá a entender que serão atormentandos e também quero saber se o conceito segunda morte existia no judaísmo antigo? obrigado, um abraço

Responder
Por favor login para enviar a resposta.
2 Respostas
Melhor resposta
0
Tsadok Ben Derech
nov 12, 2021
Flag(0)

Shalom,

Existem duas correntes de pensamento no Judaísmo Antigo sobre o destino final dos ímpios: 1) condenação e sofrimento eterno; 2) aniquilação total dos ímpios (ou seja, os ímpios sofreriam por determinado tempo, mas depois seriam destruídos e deixariam de existir).

Este assunto é bastante extenso, pois envolve muitos textos bíblicos e também outras fontes judaicas. Não teria como nesta mensagem abordar assunto tão vasto. Mas para adiantar o tema e trazer luz à sua dúvida, observamos que há textos da B’rit Chadashá se posicionando na primeira corrente: condenação e sofrimento eterno.

O destino de HaSatan (e seus anjos) é a punição eterna:

Apocalipse 20:10 E o Acusador que os seduziu foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estava também a besta e o falso profeta; 

ܘܢܶܫܬ݁ܰܢܩܽܘܢ ܐܺܝܡܳܡܳܐ ܘܠܺܠܝܳܐ ܠܥܳܠܰܡ ܥܳܠܡܺܝ̈ܢ

e eles serão atormentados (estrangulados/sufocados) dia e noite para todo o sempre.

Como será punição do homem, temporária ou eterna? Punição e exterminação total ou sofrimento eterno?

Apocalipse 20:13 E o mar entregou os mortos nele; e a morte e a sepultura entregaram os mortos nelas. E foram julgados, cada um de acordo com as suas obras.

Apocalipse 20:14 E a morte e a sepultura foram lançadas no lago de fogo. Esta é a segunda morte, [a saber,] este lago de fogo.

Apocalipse 20:15 E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado neste lago de fogo.

Segundo a teoria da punição eterna, os textos Ap 20:14 e 15 afirmam que os ímpios serão lançados no lago de fogo, e Ap 20:10 afirma que no lago de fogo haverá tormento eterno de dia e de noite. 

Matt. 25:41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartem-se de mim, malditos, para o fogo eterno, que está preparado para o Acusador e seus anjos.

Matt. 25:46 E eles irão para o tormento eterno (ܬ݂ܰܫܢܺܝܩܳܐ ܕ݁ܰܠܥܳܠܰܡ), e os justos para a vida eterna.

James C. VanderKam afirma sobre a crença dos fariseus, de acordo com Josefo:

De acordo com ele [Josefo], eles [os fariseus] também previram uma ressurreição para os justos e o castigo eterno para os iníquos.

(EDEJ (Dictionary of Early Judaism), s.v. “Judaism in the Land of Israel,” 66.

Como disse, este é um tema extenso, mas colocamos algumas breves palavras para tentar iluminara questão.

Que HaShem te abençoe e te guarde!

 

 

Faça login para responder
Respondendo como Enviar
Melhor resposta
0
Tsadok Ben Derech
nov 12, 2021
Flag(0)

Shalom,

Existem duas correntes de pensamento no Judaísmo Antigo sobre o destino final dos ímpios: 1) condenação e sofrimento eterno; 2) aniquilação total dos ímpios (ou seja, os ímpios sofreriam por determinado tempo, mas depois seriam destruídos e deixariam de existir).

Este assunto é bastante extenso, pois envolve muitos textos bíblicos e também outras fontes judaicas. Não teria como nesta mensagem abordar assunto tão vasto. Mas para adiantar o tema e trazer luz à sua duvida, observamos que há textos da B’rit Chadashá se posicionando na primeira corrente: condenação e sofrimento eterno.

O destino de HaSatan (e seus anjos) é a punição eterna:

Apocalipse 20:10 E o Acusador que os seduziu foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estava também a besta e o falso profeta; 

ܘܢܶܫܬ݁ܰܢܩܽܘܢ ܐܺܝܡܳܡܳܐ ܘܠܺܠܝܳܐ ܠܥܳܠܰܡ ܥܳܠܡܺܝ̈ܢ

e eles serão atormentados (estrangulados/sufocados) dia e noite para todo o sempre.

Como será punição do homem, temporária ou eterna? Punição e exterminação total ou sofrimento eterno?

Apocalipse 20:13 E o mar entregou os mortos nele; e a morte e a sepultura entregaram os mortos nelas. E foram julgados, cada um de acordo com as suas obras.

Apocalipse 20:14 E a morte e a sepultura foram lançadas no lago de fogo. Esta é a segunda morte, [a saber,] este lago de fogo.

Apocalipse 20:15 E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado neste lago de fogo.

Segundo a teoria da punição eterna, os textos Ap 20:14 e 15 afirmam que os ímpios serão lançados no lago de fogo, e Ap 20:10 afirma que no lago de fogo haverá tormento eterno de dia e de noite. 

Matt. 25:41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartem-se de mim, malditos, para o fogo eterno, que está preparado para o Acusador e seus anjos.

Matt. 25:46 E eles irão para o tormento eterno (ܬ݂ܰܫܢܺܝܩܳܐ ܕ݁ܰܠܥܳܠܰܡ), e os justos para a vida eterna.

James C. VanderKam afirma sobre a crença dos fariseus, de acordo com Josefo:

De acordo com ele [Josefo], eles [os fariseus] também previram uma ressurreição para os justos e o castigo eterno para os iníquos.

(EDEJ (Dictionary of Early Judaism), s.v. “Judaism in the Land of Israel,” 66.

Como disse, este é um tema extenso, mas colocamos algumas breves palavras para tentar iluminara questão.

Que HaShem te abençoe e te guarde!

 

 

Faça login para responder
Respondendo como Enviar

Don`t copy text!