Sêder (Ordem): Parte 2

Mussar e Midot Tovot

Meditação sobre os atributos do caráter já estudados:

Como tem sido a sua prática da gratidão, zerizut (zelo, entusiasmo, agilidade),  alegria, força e guemilut chassadim?

Midá da semana:

Hebraico: סֵדֶר  (Sêder) = Ordem.

Reflexão:

No mundo físico, todas as coisas funcionam com ordem. A própria criação do mundo, relatada no livro de Gênesis, demonstra que HaShem fez tudo com extrema ordem, perfeição e equilíbrio.

As máquinas, os computadores, os celulares, dentre outros, somente funcionam se estiverem devidamente ajustados, em ordem, para executar as suas funções.

Da mesma forma, o ser humano somente terá o seu “funcionamento espiritual” se tudo estiver em ordem, harmonia e equilíbrio existencial.

Há pessoas que vivem na desordem, no caos, na bagunça, não se organizam, desperdiçam o tempo, são distraídas, ou seja, não se organizam. Tudo isto é muito nocivo, visto que é essencial que tenhamos ordem desde que acordemos até a hora de dormir, inclusive em relação ao nosso relacionamento com HaShem.

O livro judaico de orações se chama Sidur (palavra que deriva de sêder, “ordem”), e tem por objetivo estabelecer ordem na vida de oração do povo de Israel, por meio do serviço da manhã (sacharit), da tarde (minchá) e da noite (arvit). Há uma regulação completa da conduta a ser seguida no serviço ao ETERNO.

É preciso estabelecer ordem na vida de oração, no estudo das Escrituras, no trabalho, no relacionamento familiar, na vida social, enfim, em todas as áreas de nossas vidas. Se alguém não está em equilíbrio em tais áreas, seu estado será de caos, desordem. Não há crescimento espiritual no meio da desordem!

 

Reflexão:

Rabino Menachem Mendel Leffin:

“Operar de acordo com uma programação fixa e imutável ajuda muito a habilidade de uma pessoa para administrar seus negócios em ambos os mundos – no pequeno [o do pensamento] e no maior [o da ação]. Este é o traço de ordem da alma: reservar tempo para cada pensamento e para análise, liberar tempo e espaço para todas as questões no mundo da ação e estabelecer limites que restrinjam cada um, para que um não se intrometa no outro”.

 

Rabino Menachem Mendel Leffin:

“Todas as suas ações e posses devem ser ordeiras – cada qual deve ter um lugar e um tempo. Deixe seus pensamentos sempre livres para lidar com o que está à sua frente”.

 

Frase da semana: Primeiramente as coisas importantes, e depois o restante.

Prática: Estabeleça algo que precisa ser organizado em sua vida. Caso não consiga fazer tudo de uma vez, procure ajustar a cada semana uma coisa.

Anotações (diário): Anote suas observações pessoais acerca da prática deste ensinamento.

Don`t copy text!