Sêder (Ordem): Parte 3

Mussar e Midot Tovot

Meditação sobre os atributos do caráter já estudados:

Como tem sido a sua prática da gratidão, zerizut (zelo, entusiasmo, agilidade),  alegria, força e guemilut chassadim?

Midá da semana:

Hebraico: סֵדֶר  (Sêder) = Ordem.

Reflexão:

Rabino Menachem Mendel Leffin:

“Enquanto a mente de uma pessoa está tranquila, seu espírito fica silenciosamente em guarda, espalhando sua luz sobre sua mente como se fosse uma tocha no topo de seu corpo”.

R. Shlomó Wolbe:

“Quando vemos alguém que é organizado, sabemos que ele deve ter um desejo forte que motiva essa ordem. Isso se aplica não apenas ao mundano, mas também à arena espiritual. O primeiro passo na organização da vida espiritual de alguém é uma determinação inflexível. O segundo passo é estabelecer um tempo determinado para o nosso crescimento espiritual de uma forma que perdure, pensado e implementado com sabedoria”.

O Alter de Slabodka insistia que seus alunos se comportassem com ordem. Ele os castigava se deixassem seus cabelos e unhas descuidados. Ele dizia: “Um buraco na manga de uma pessoa é um buraco na cabeça, o chapéu amassado é um sinal de confusão”. Ou seja, a realidade física é um reflexo da alma. Se alguém está vivendo um caos espiritual, isto terminará reverberando em sua vida no mundo físico. Nossa ordem deve ser física e espiritual, externa e interna, na ação e na mente.

Frase da semana: Primeiramente as coisas importantes, e depois o restante.

Prática: Estabeleça algo que precisa ser organizado em sua vida. Caso não consiga fazer tudo de uma vez, procure ajustar a cada semana uma coisa.

Anotações (diário): Anote suas observações pessoais acerca da prática deste ensinamento.

Don`t copy text!