Simchá (Alegria): Parte 3

Mussar e Midot Tovot

Meditação sobre os atributos do caráter já estudados:

Como tem sido a sua prática da gratidão, zerizut (zelo, entusiasmo, agilidade) e alegria?

Midá da semana:

Hebraico: שִׂמְחָה  (Simchá) = alegria, júbilo, prazer.

R. Chaim Shmulevitz: “Nós visualizamos a vida como um meio de alegria e prazer – como apenas o meio através do desejo de experimentar essas realizações. Nós falamos sobre coisas “dignas de serem vividas” por causa de nossa superficial visão sobre a vida. Nós falhamos em apreciar a mais profunda alegria de todas: a vida em si mesma!”

R. Yitschak Kook: “Prazer e alegria devem acompanhar todo o seu empenho espiritual. Apenas quando você se deleita e se regozija em cada obra boa e positiva, terá o entusiasmo para agir da maneira mais elevada e para adicionar suas obras a cada dia. Somente quando você se deleita e se alegra, o seu coração se liga a ações boas e positivas que estarão ancoradas em você”.

R. Dovid Bliacher: “Se o problema vem e você pensa que lhe sobreveio como punição por um lapso do passado, não se sinta culpado e desesperado. Em vez disso, regozije-se por esta nova oportunidade que se levanta através do teste que você agora enfrenta”.

Frase da semana: Eu tenho uma boca com um grande sorriso e um coração cheio de alegria.

Prática: 1) Abra um sorriso e contagie as pessoas ao seu redor com a alegria sobrenatural do ETERNO. 2) A cada dia, separe um momento e se afaste de todas as suas ocupações para saborear a beleza da vida. Sinta a alegria que está disponível para você! 

Anotações (diário): Anote suas observações pessoais acerca da prática deste ensinamento.

Don`t copy text!