Zacarias 2:14 a 3:4 (comentários rabínicos)

Obs: a numeração está de acordo com a Bíblia Hebraica, colocamos entre colchetes a numeração cristã.

 

Zc 2:14 [10]: Exulta, e alegra-te, ó filha de Sião; pois eis que venho, e habitarei no meio de ti, diz o Senhor.

Muitos rabinos explicam que o verso é sobre a Redenção final, e se sabe que esta será operada pelo Mashiach. 

Abarbanel ensina que será o próprio Deus que virá e retornará a sua glória para Jerusalém, por causa da redenção final que será efetuada pelo próprio Deus. 

Zc 2:15 [11]: E naquele dia muitas nações se ajuntarão ao Senhor, e serão o meu povo; e habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti.

Segundo Abarbanel e Metsudot, no tempo da redenção muitas nações se unirão a Deus e aceitarão a Sua fé, deste modo, serão identificadas como Seu povo. Entretanto, a Divina Presença habitará apenas no meio do povo de Israel. 

Contrariamente, no livro de Atos há a descrição de muitos gentios que foram imersos em Ruach HaKodesh, ou seja, há a apresentação de duas importantes questões:

1) a imersão em Ruach HaKodesh no livro de Atos é uma pequena amostra da manifestação da Presença Divina que será totalmente intensa na Era Messiânica;

2) os gentios receberam a imersão em Ruach HaKodesh, isto é, agora pertencem ao povo de HaShem  (Zc 2:15 [11]), ainda que sejam incircuncisos. Por tal razão, está claro que na Era Messiânica a Presença Divina também estará com os gentios.

 

Zc 3:1: Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué [Yehoshua], o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua direita, para se lhe opor.

Explicam os rabinos que HaSatan estava acusando o Sumo Sacerdote, uma vez que o Sumo Sacerdote Yehoshua falhou em impedir os seus filhos de se casarem com mulheres que eram impróprias aos sacerdotes. Ele errou, pois não protestou em relação aos casamentos indignos. Mas o anjo de YHWH repreendeu HaSatan em sua acusação, pois Yehoshua era um grande homem. 

Mahari Kara afirma que o anjo de YHWH é o próprio YHWH, que falou a HaSatan. 

 

Zc 3:2: Mas o anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreenda! Não é este um tição tirado do fogo?

Zc 3:3: Ora Josué, vestido de trajes sujos, estava em pé diante do anjo.

Chazal explicam que ele vestia trajes sujos por conta do pecado, uma vez que não protestou contra seus filhos por se casarem com mulheres que eram impróprias aos sacerdotes. Os trajes sujos representam o pecado.

 

Zc 3:4: Então falando este, ordenou aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estes trajes sujos. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de trajes festivos.

Even Ezra ensina que HaShem removeu a punição, dor e humilhação de Yehoshua. 

Don`t copy text!