Aula 12 de maio de 2021
Mussar e Midot Tovot
Midá da semana:
Hebraico: זְרִיזוּת (Zerizut) = zelo, agilidade, entusiasmo.
R. Moshé Chayim Luzzato (1707-1746):
“O homem é por natureza muito sobrecarregado por aquilo que é terreno e pela materialidade vulgar. É por isso que ele não quer se esforçar ou carregar o jugo de suas responsabilidades. Mas se você deseja merecer o serviço divino, deve lutar contra essa natureza e ser automotivado e entusiasta. Pois se você ceder ao peso [das coisas terrenas], não terá sucesso em sua busca”.
Provérbios 6:
6 Vai ter com a formiga, ó preguiçoso,
considera os seus caminhos e sê sábio.
7 Não tendo ela chefe,
nem oficial, nem comandante,
8 no estio, prepara o seu pão,
na sega, ajunta o seu mantimento.
9 Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado?
Quando te levantarás do teu sono?
10 Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar,
um pouco para encruzar os braços em repouso,
11 assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão,
e a tua necessidade, como um homem armado.
Sobre Provérbios 6:6-11, explica o Rabino Gaon de Vilna que o texto nos ensina sobre três características da formiga que devem ser observadas pelo homem: 1) boas obras; 2) bons atributos e 3) sabedoria. (1) Boas obras. Se alguém é preguiçoso, deve lembrar-se que as formigas muito trabalham e são tão diligentes que chegam a juntar mais comida do que o necessário para a sua sobrevivência. Então, temos que nos esforçar para praticarmos boas obras. (2) Bons atributos. A formiga não pega o que pertence a outra formiga. Da mesma forma, devemos ter uma conduta correta perante o próximo. (3) Sabedoria. A formiga sabe guardar a sua comida de modo que não estrague. Analogamente, não podemos deixar estragar tudo o que HaShem nos oferece: nossa vida, família, casamento, trabalho, ministério etc.
Conta-se que quando o Rabino Simchá Zissel Ziv (1824-1898) se levantava de manhã, pulava da cama com uma grande pressa como se estivesse diante dele um homem para matá-lo. Ele fazia isso para vencer a preguiça e implementar em si mesmo o traço e zerizut.
Frase da semana: E se não for agora, quando?
Prática: Todo dia você deve pensar em algo que não está fazendo (algo que está sempre deixando para depois) e fazer logo.
Anotações (diário): Anote suas observações pessoais acerca da prática diária das midot.